Processo Criativo: a base de todo o espetáculo
- EntreAtos Revista
- 6 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jun. de 2019
As apresentações precisam ser pensados e a ser planejadas a partir dos processos de criação cênica
Por Luan Viana
Não é muito difícil imaginarmos o quanto um processo de produção para uma peça teatral é complexo, amplo e se constrói por uma série de etapas. Ao final, se todas conseguem serem concluídas com unidade e organização, resultam em belos espetáculos que nos envolvem e nos encantam. Todas as produções necessitam de um pontapé inicial, mais conhecido como processo de criação cênica, que dá origem aos personagens e a todo o enredo da peça.
Para que tudo isso aconteça, as ideias precisam estar atreladas em uma base sustentada por uma organização criativa, traçando um paralelo com o tema que se deseja utilizar, juntamente a conhecimentos mais técnicos sobre construções e desenvolvimentos de uma peça. Todo esse procedimento geralmente parte de uma pesquisa aprofundada sobre o que se deseja tratar nos espetáculo, que passa, principalmente, pelo imaginário dos produtores.
O ator e roteirista Plínio Morais também destaca como os aspectos naturais e espontâneos do corpo humano são fundamentais na base criacional de uma peça teatral. “Na maioria dos meus trabalhos, o processo de pesquisa/criação da personagem sempre foi muito voltado para o corpo, para uma busca de um estado corporal energético que me proporcione ferramentas para criar um corpo e uma voz que não são meus, e sim da personagem”.
Além disso, Plínio fala sobre a coletividade dentro do teatro e o que isso proporciona para os enredos e criações. “O Teatro é um exemplo claro de que ninguém consegue fazer nada sozinho. O Teatro é feito em grupo. É uma reunião de pessoas trabalhando juntos para gerar algo para outro grupo de pessoas, a plateia. Acho que o que mais me satisfaz é saber disso. Saber que quando eu trabalho em uma peça, eu não estou trabalhando para mim, e sim para aquela pessoa que vai sair da sua casa num domingo à noite para ser arrebatada por uma experiência”.
A Criação Cênica é explicada pelo artista como um processo primordial na montagem e produção de um espetáculo: “Nessa fase toda a equipe pesquisa corpo, voz, modelos de operação, pesquisa espaço, jogos teatrais, estudamos textos de pensadores teatrais. É nesse processo que diretor e ator vão vasculhando maneiras de trabalhar a cena, o texto dramático, os personagens. Cada peça exige um processo/estudo diferente, que demanda um tempo diferente”.
Todo o processo de estudos e criação cênica necessitam de um tempo para análises e maturação, em muitas situações, levam de dez meses até um ano para que a montagem de um espetáculo seja realizada. Além do mais, a ajuda coletiva nesta etapa pode ser fundamental para que o jogo de ideias e ações possa resultar em um grande trabalho.
Comments