Cena teatral cearense ganha mais espaço
- EntreAtos Revista
- 17 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de mai. de 2019
Após uma grande reforma, o Teatro São José retorna a cena cultural do Ceará.

Na segunda metade de 2018, o Teatro São José, localizado em Fortaleza na Praça Cristo Redentor no Centro, foi reinaugurado após uma grande reforma que começou em 2016. As obras de restauração foram feitas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e hoje ele é administrado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).
História
O Teatro São José foi inaugurado em 1915 pela Igreja Nossa Senhora da Conceição da Prainha como um espaço para realizar apresentações da igreja e reunir a população local, um dos espetáculos de maior importância era a Paixão de Cristo. Com o tempo, a igreja foi arrecadando dinheiro e juntamente com a colaboração dos moradores do entorno, foi-se construindo o esboço do que é hoje o teatro. Por ser um espaço comunitário, ele representava uma alternativa ao elitizado Teatro José de Alencar. Em 1988, o São José foi tombado como patrimônio do município e símbolo da cultura cearense.
Em 2008, o teatro foi desapropriado pela prefeitura e ficou completamente abandonado. Wallance Nunes, que hoje trabalha no apoio técnico do São José, observou o teatro antes da reforma e conta que ele estava bem decadente, com as paredes caídas e o teto derrubado. “Vi isso quando trabalhava em outro teatro municipal que é o Antonieto Noronha. Ele [São José] foi transformado hoje em algo muito parecido com o que era no início, com a estrutura de madeira, as portas e inclusive os desenhos das cadeiras das poltronas (que hoje são mais confortáveis)”, relata.
Além da reestruturação do que já existia, as obras ampliaram cerca de 40% o São José, que passou a contar com novas instalações como comenta Wallance. “O diferente que fizeram foi alongar um pouco o proscênio (parte da frente do palco), colocaram camarins, salas multiusos e estruturas essenciais para um teatro incluindo um café.”
Espaços do Teatro São José. Fotos: Thomás Regueira
Importância cultural local
Por ter passado muito tempo esquecido, o Teatro São José praticamente começou a sua vida agora, onde a maioria dos espetáculos são realizados por produção local. Além disso, ele representa uma grande oportunidade para os atores iniciantes e escolas de artes de Fortaleza, que podem utilizar o espaço para ensaiar, fazer apresentações e também se capacitar com os cursos que são oferecidos lá.
Uma das escolas de artes que utilizam o espaço do Teatro São José é a Escola Vila das Artes, coordenada por Graça Freitas. “O teatro é mais uma porta que se abre para produção teatral de Fortaleza e do Ceará. Embora seja um teatro municipal, é um teatro que está muito bem equipado, acolhe mais de 300 espectadores, é de tamanho médio e de excelentes condições. Depois da reforma ele ficou muito mais adequado nas questões de acústica, iluminação e sonora. O espaço do São José é mais uma casa para nós que produzimos qualquer forma de teatro, é um espaço cênico equipado de forma a dignificar a cena cearense”, comenta.
Confira abaixo um vídeo sobre a trajetória do teatro:
Comentários