Com mais de 30 anos em cartaz na Broadway, é um dos musicais mais bem sucedidos da história.
Por Thomás Regueira
O Fantasma da Ópera é um musical composto pelo britânico Andrew Lloyd Webber baseado no romance do escritor francês Gaston Leroux. Sua estreia foi em West End, Londres, no ano de 1986, e depois se encaminhou para a Broadway, em Nova Iorque, em 1988, com o mesmo elenco do Reino Unido.
O musical é um dos que está há mais tempo em cartaz na Broadway (mais de 30 anos). Além disso, já passou por 160 cidades, 35 países e já foi traduzido para 15 idiomas, entre eles o português. No Brasil, “O Fantasma da Ópera” teve sua primeira versão em 2005, sendo um dos espetáculos mais caros já feitos no país, e em 2018 ganhou uma nova versão que está em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo.
A obra detém 17 prêmios, entre eles o de “melhor musical”, “melhor ator em musical” e de “melhor música”. Devido ao grande sucesso no teatro, “O Fantasma da Ópera” foi trazido também para o cinema, com três adaptações (1943, 1962 e 2004), sendo a mais recente delas indicada ao Oscar em três categorias.
Crítica
“O Fantasma da Ópera”, por nome, já é de cara algo que todos deveriam conhecer, porque é um dos musicais mais renomados, se não o mais renomado, de todos os tempos e está sempre em cartaz em grandes teatros ao redor do mundo.
Para quem busca por filmes e peças teatrais de drama, “O Fantasma da Ópera” é uma opção perfeita, pois ele oferece tudo isso na interpretação dos atores, no roteiro e na carga que eles colocam performando as músicas.
A história é praticamente quase toda cantada, para quem não está acostumado com esse formato vai ter algumas dificuldades para prestar atenção no começo mas no decorrer do filme fica mais natural acompanhar a história nessa configuração.
A estética e a trama do filme são extremamente encantadoras, é uma obra indispensável para quem se interessa em conhecer mais sobre teatro musical, e para aqueles que não conhecem, podem começar assistindo “O Fantasma da Ópera” e se apaixonar pelo gênero.
Sinopse
O espetáculo é dividido em um prólogo e em dois atos, totalizando um total de 2:30hrs aproximadamente. A história começa no ano de 1905, na Ópera Popular de Paris, onde vários itens estão sendo leiloados. Quando o leiloeiro anuncia um lustre quebrado, ele diz que o artefato tem ligação com o “mistério nunca solucionado do caso do Fantasma da Ópera”, e a partir desse momento, as luzes do lustre acendem e dá vida ao ambiente do teatro, nos transportando para o ano de 1880, auge da grandeza do edifício.
Carlotta, prima donna soprano da ópera, é surpreendida durante um ensaio quando o pano do teatro misteriosamente cai sobre ela, os outros membros do elenco apontam como razão do ocorrido uma ação do fantasma para assombrar a ópera. Irritada, Carlotta diz aos donos que não vai mais participar e se retira do palco.
Madame Giry, supervisora do balé da ópera, diz aos donos que Christine Daeé, uma das integrantes do balé, foi muito “bem ensaiada” e está apta para assumir o papel de Carlotta. Christine é filha de um prodígio violinista sueco e antes de ele morrer, diz que um “anjo da música” tomaria conta de sua vida.
O que ninguém sabe é que Christine estava sendo treinada pelo misterioso Fantasma da Ópera, que vive no subterrâneo da ópera e tem o rosto coberta por uma máscara. Ele se apresenta como o “anjo da música” que Christine tanto esperou e, através disso, tenta conquistar o coração da protagonista.
No entanto, o amor de sua vida é Raoul, amigo de infância de Christine e que se tornou patrono da Ópera Populaire. Nesse triângulo amoroso, o Fantasma vai fazer de tudo para poder conquistar o amor de Christine, mesmo que seja contra a vontade da jovem, e torná-la a estrela principal da ópera.
Confira o trailer do filme de 2004 abaixo:
Comments