top of page
Foto do escritorEntreAtos Revista

Os Miseráveis, há mais de 30 anos em cartaz sem perder o encanto

A adaptação da obra de Victor Hugo é sucesso por todo o mundo há a mais de três décadas com sua produção grandiosa.


Por Tomaz Morais


A avenida mais famosa de Nova York segue sendo um dos principais pontos mais famosos dos EUA. Mais conhecida por Broadway, a atração turística conseguiu na sua última temporada (2017-2018) um público de mais de 13 mil pessoas. Fica claro que não é qualquer produção que se apresenta em um dos 40 teatros da suntuosa avenida, entre elas está o musical inspirado em um dos grandes sucessos de Victor Hugo: “Os Miseráveis”.


Considerada um dos maiores clássicos dos musicais, o espetáculo “Os Miseráveis”, de Londres, na Inglaterra, está em exibição desde 8 de Outubro de 1985, o musical há mais tempo em cartaz no mundo todo. Ele já foi visto por mais de 60 milhões de pessoas e teve quase 50 mil apresentações por cerca de 42 países em sua história.


Atualmente, a peça conta com mais de 100 envolvidos (sem contar com as equipes de figurino, manutenção e divulgação), oferecendo, assim, uma experiência única para quem ama teatro e o gênero musical. São cerca de 392 figurinos em cada apresentação e mais de 5 mil itens de vestuário. O musical é dividido em dois atos, com 10 personagens principais e 50 músicas que expressam toda a luta e revolução dos personagens retratados

.

Claude-Michel Schonberg é autor da composição original do musical, do ano de 1985, além de trabalhar em Os Miseráveis. A produção fica por conta de Cameron Mackintosh. Já a direção é responsabilidade de Trevor Nunn e John Caird.


Sinopse


Considerado a maior obra do grande escritor francês Victor Hugo, o livro “Os Miseráveis” foi publicado pela primeira vez no século 17, mais precisamente no ano de 1862. A história de “Os Miseráveis” se passa na França pós revolução, no século XIX, quando se vivia uma época de depressão econômica e de grande crise, marcado pela fome e pobreza. A obra conta a história de personagens marcantes como Fantine, Jean Valjean, Marius e Cosette.


A história se divide em 5 partes focadas em seus personagens. Começa contando a história de Jean Valjean, um prisioneiro, que após conseguir sua liberdade passa a ser perseguido pelo inspetor policial Javert, logo seu destino se interliga com o de Fantine e o de sua filha Cosette.

Na terceira parte é inserido o personagem Marius, um jovem revolucionário de 17 anos que acaba se apaixonando por Cosette. O desenrolar se passa dentro do núcleo dos personagens em paralelo aos acontecimentos da revolução.


Além de toda a produção, as músicas são marcantes e inesquecíveis, como “I dreamed a Dream”, “On My Own” e One Day More”, que ganharam versões de vozes importantes como Neil Diamond e Aretha Franklin, e ,recentemente, de Susan Boyle.


Adaptação para o cinema


O sucesso do espetáculo se estendeu dos palcos dos teatros para as telas de cinema, ganhando sua versão cinematográfica no ano de 2012. O filme, inspirado na versão da Broadway, tem um elenco composto por grandes nomes de Hollywood, como Hugh Jackman, Anne Hathaway, Russel Crowe, Helena Bonham Carter e Edd Redmayne.


Cena do filme "Os Miseráveis", de 2012

Tanto o espetáculo na Broadway quanto a versão para o cinema ganharam diversos prêmios, como “melhor musical”, “melhor atriz em musical”, “melhor música” (espetáculo Broadway) e se consagrou vencedor de 3 óscares da academia no ano de 2013, tendo quebrado o hiato de 10 anos sem musicais indicados a premiação do Oscar.


Tudo isso inspirado no livro Os Miseráveis, a maior obra do grande escritor francês Victor Hugo. Obra essa que há 157 anos vem inspirando e encantando quem conhece a história, exprimindo de forma tão sensível o grito de um povo, a força de uma revolução.


O espetáculo é magnífico e deve entrar na lista de qualquer pessoa de 100 coisas para se fazer antes de morrer. Confira o trailer do filme abaixo:


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page